Curta e Siga


Paralisia Facial pode regredir sem tratamento?







O nervo facial é o sétimo nervo craniano e sua principal função é a inervação da musculatura que permite os movimentos faciais (músculos da mímica). Entretanto o facial é responsável também pela inervação dos 2/3 anteriores da língua (gustação) e da estimulação das glândulas lacrimais e glândulas salivares (submandibular e sublingual).

O trajeto do nervo facial é bastante complexo e estabelece importantes relações com outras estruturas anatômicas. Classicamente ele é subdividido em 3 segmentos: supranuclear (fibras nervosas advindas do córtex cerebral motor), nuclear (relacionado ao núcleo do nervo facial, que encontra-se no tronco cerebral) e infranuclear. É este último segmento que é afetado no caso das paralisia faciais periféricas

Devido a sua importância o segmento infranuclear é subdividido em 6 porções: pontino,meatal, labiríntico, timpânico, mastoideo e extratemporal. Este último inicia-se quando o nervo facial atravessa o forame estilomastóideo (segmento extratemporal) e então divide-se em 5 ramos (temporal, orbicular, bucal, mandibular e cervical).

A paralisia facial é uma patologia de ocorrência relativamente comum e nos casos onde toda uma hemiface é afetada (indicativo de lesão do nervo facial ou do seu núcleo no tronco cerebral) é chamada de paralisia facial periférica (PFP).  Os pacientes afetados apresentam diminuição parcial ou total dos movimentos da face, dificultando o fechamento adequado dos olhos, o sorriso, a ingestão de líquidos, o que causa a estes indivíduos prejuízos funcionais, estéticos e até psicológicos.

Em grande parte dos casos, a paralisia facial periférica costuma regredir sem tratamento, à medida que o inchaço do nervo regride espontaneamente. O mesmo acontece com os recém-nascidos que apresentam sinais da doença, quando ocorre compressão do nervo facial durante o trabalho de parto.

Cuide da sua saúde e procure um médico ao notar os sintomas de uma paralisia facial. Embora possa regredir sem tratamento, o tratamento, sem dúvidas, acelera a cura.



Dicas para Profissionais:
  • + de 70 ebooks de Fisioterapia na Neurologia
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário