Exercícios de fonoaudiologia para Paralisia Facial








A Fonoaudiologia atua através de estímulos miofuncinais para recuperar as características naturais da expressão facial da pessoa que tenha sido afetada pela paralisia facial, pois os danos causados pela doença podem ser a redução ou a perda geral do movimento facial. Entretanto, esta técnica, os estímulos miofuncionais, serão planejados de acordo com o nível da paralisia.

Objetivos:
• manter o metabolismo muscular ativo no lado paralisado, evitando atrofia da musculatura lesada;
• manter o esquema corporal facial preservado;
• direcionar ou organizar o crescimento axonal.

CURSO ONLINE DE FONOAUDIOLOGIA NA PARALISIA FACIAL

Alguns Exercícios

Occipitofrontal - O paciente deve contrair o músculo, fazendo "cara de assustado"– manter a contração e realizar massagem com três dedos no sentido da sobrancelha para o couro cabeludo.

Corrugador do Supercílio - Contrair o músculo fazendo "cara de bravo", manter a contração, realizar a massagem digital com o dedo indicador no sentido sobrancelha em direção à glabela.

Orbicular dos Olhos - Solicitar ao paciente fechar os olhos com força , manter o fechamento, inicialmente realizar um movimento de pinçamento com os dedos polegar e indicador. O polegar direciona a pálpebra inferior em direção à superior e o dedo indicador aproxima a pálpebra superior na direção da inferior , promovendo assim o fechamento total das pálpebras. Após o pinçamento ou varredura, o paciente deve ficar com os olhos fechados de cinco a 10 segundos.

Obs.: se o gap não for grande, o fechamento pode ser suave; quando somente a parte do meio para o canto interno do olho permanece com gap, o fechamento também deve ser suave e a massagem é a varredura com os dedos indicador e médio no sentido do canto externo do olho para o interno.

Mirtiforme ou Abaixador do Septo Nasal - Contrair o músculo, como "raspar o bigode" , manter a contração e realizar a massagem digital com o dedo polegar na direção do nariz para o lábio superior, sobre o filtro labial.

Prócero, Nasal e Levantador do Lábio Superior e da Asa do Nariz - Contrair os músculos, fazendo cara de "cheiro ruim", manter a contração e fazer a massagem digital com o dedo indicador no sentido da asa do nariz em direção ao canto interno do olho.

Zigomático Maior e Menor, Levantador do Lábio Superior - Contrair os músculos fazendo "sorriso aberto" mostrando os dentes superiores, manter a contração e realizar massagem digital com três dedos, no sentido do movimento.

Bucinador - O paciente deve colocar uma espátula ou seu dedo na cavidade oral, na face interna da bochecha e empurrá-la, ao mesmo tempo, deve fazer força contrária a este movimento.

Risório - O paciente deve contrair o músculo fazendo "sorriso fechado", manter a contração e realizar a massagem digital com o dedo indicador no sentido da comissura do lábio em direção à orelha .

Abaixador do Lábio Inferior - O paciente deve contrair o músculo, mostrando os dentes inferiores, abaixando somente o lábio inferior, manter a contração e realizar massagem como dedo polegar no sentido do lábio inferior para baixo.
Mentual - Paciente contrai o músculo fazendo cara de "magoado", faz a massagem com o dedo polegar de baixo para cima .

Orbicular da Boca - Fazer bico , ao realizar este movimento pode ocorrer desvio do bico para o lado não paralisado, sendo necessário centralizar o bico, manter a contração e fazer massagem do lado paralisado no sentido da comissura labial para o meio dos lábios.

Abaixador do Ângulo da Boca - Contrair o músculo, fazendo cara de "palhaço triste" , manter a contração, realizar massagem com o dedo indicador da comissura do lábio para baixo .

O movimento de contração deve ser realizado de ambos os lados da face, para melhor efetividade dos exercícios. O movimento deve ser realizado de uma a três vezes, e, em cada repetição a massagem é realizada 10 vezes. Realizar a sequência toda dos exercícios de duas a três vezes por dia.

O curso Fonoaudiologia na Paralisia Facial é direcionado a fonoaudiólogos, acadêmicos de fonoaudiologia e demais indivíduos que busquem conhecimento acerca da anatomofisiologia específica, avaliação e terapêutica relacionada com a paralisia facial.
Exercícios de fonoaudiologia para Paralisia Facial Exercícios de fonoaudiologia para Paralisia Facial Editado por saude.chakalat.net on 05:09 Nota: 5

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.